Explosão Estrelar – PI – Promessa pra São João
A quadrilha apresenta um espetáculo que mergulha de forma profunda na cultura popular piauiense. Exaltando a tradição centenária do Bumba meu Boi do Piauí, com um olhar contemporâneo e poético.
O início do espetáculo é auto explicativo, o nubente diante o desespero da verosímil perda de sua prometida promete a São João fabricar um Boi caso o milagre de sua trato aconteça.
E já é na ingressão do arraial que a quadrilha mostra a sua linda estética e a potência do espetáculo. Muito inteligente iniciar o espetáculo com a fogueira que aquece o epiderme dos tambores.
Óptimo o teatro pós ingressão, contextualizado, exaltando a geração do Boi no estado do Piauí, reforçando a valia do Bumba meu Boi no estado e o valor de perpetuar essa tradição lugar.
Coreográficamente a quadrilha é óptimo, tem a vigor de sempre, particularidade da Explosão, mas é notório que esse ano, há uma subtracção no BPM, o que deixou a quadrilha mais limpa, evoluindo com mais fluidez.
O desenvolvimento do espetáculo é muito inteligente com os atos que ensinam a erigir o boi, não me recordo de ter visto alguma coisa nesse perfil no São João. O concurso da tripa do Boi, o bordado, o sotaque, o batismo, o nome do Boi.
O parelha de noivos é um primor, uma vez que é bom vê-los no arraial, são leves e felizes, a grande revelação desse ciclo. No entanto, penso que a celebração poderia trazer a mesma emoção do início, o himeneu é sequioso, rápido, da a sensação que precisa terminar logo.
A Rainha é espetacular. Tem o solo mais muito construído do ciclo, musicalidade, coreografia, a potência dela combina demais com o solo. Porém a cor do figurino, não conversa com o espetáculo, não dialoga com a alegria do solo.
O marcador é muito bom, conduz muito muito a quadrilha, mas penso que ele deveria trazer mais particularidade do personagem.
Trazer vários bois que já encerraram suas atividades e os que permanecem mantendo a cultura no estado para o final do espetáculo emociona.
Promessa pra São João é um espetáculo maravilhoso de ver, ouso manifestar que é um dos, se não, o melhor espetáculo da quadrilha.
Vem ver Boi!