#image_title


FESTAS POPULARES: QUADRILHAS E SÃO JOÃO

Fusão vibrante de diferentes matrizes históricas, os festejos juninos convergem (unem) tradições que, originariamente europeias, seriam sincretizadas aos saberes indígenas, africanos e sertanejos no Brasil por força do processo colonial. Tendo ganhado vida própria desde logo, a música forrozeira, a indumentária propriedade (os trajes ditos “caipiras”) e outros símbolos, uma vez que a fogueira e o milho, transformaram o vasto mosaico de referências em manifestações (também religiosas) entrelaçadas à resistência e à sátira sociais. No caso das quadrilhas, as histórias encenadas reinventam a força das coletividades em meio à transmissão intergeracional da dança e do orgulho de quem, com suor e com passo firme, ergue-se ao legado de patrimônio ainda maior: a riqueza de um Brasil popular, rústico e festivo.

O Via Preto da semana discute a valia das festas populares e os significados das celebrações juninas, tradição cuja força no Nordeste celebra via corpo, fé e história a sua pluralidade cultural.

Fontes de pesquisa: Dependência Brasil, Brasil Escola, CNN Brasil e National Geographic Brasil.

AGRADECIMENTO

O Via Preto agradece às pessoas convidadas o base, a crédito e a partilha de conhecimento, pois suas falas são a maior referência utilizada na e para a construção de todo o teor publicado ao longo da semana. À Junina Capelinha do Forró, em peculiar, tornamos públicos nosso reverência e nossa mais profunda gratidão.

Lusane Roble – @llusane_luane; @juninacapelinha
Emerson Sousa – @emerson.producoes_; @juninacapelinha
Bruno Lorrano – @brunolorrano; @juninacapelinha
Pâmela Roble – @apamelacarvalho
Luane Roble – @juninacapelinha
Júnior Santos – @junior_s96; @juninacapelinha
Adilson Fiuza – @fuizaadilson; @juninacapelinha

#ParaTodoMundoVer: no vídeo (projecto médio), vemos a convidada Lusane Roble, uma mulher negra de cabelos lisos que veste uma camiseta temática estampada frontalmente com a matrícula “Capelinha do Forró 2023” e colorida em laranja, em amarelo e em vermelho.

Racismo. Ou você combate, ou você faz segmento. Qual dos dois é você?

#sarau #popular #brasileira #quadrilha #canalpreto

 



criado por

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *