Junina Lumiar – PE – O Consórcio do Curió
O espetáculo fundamentado no famoso cordel, O Consórcio de Curió, resgata sob um novo olhar, o casório matuto, a raiz da quadrilha junina, um músico no estilo Lumiar de fazer São João.
O prólogo no inicio do espetáculo já indica porquê será executada a temática, de forma ligeiro, divertida e potente. Importante ressaltar que ainda que norteado pela “comédia” o prólogo trás a informação sobre o porquê que se labareda Literarura de Cordel.
A ingressão da Lumiar é sempre um espetáculo a secção, é uma avalanche, um rolo compressor que tira o fôlego de quem está assistindo. É ali que ela consegue prender o público e os jurados no espetáculo.
Coreograficamente a junina é muito explosiva, muito certeira nos seus desenhos, nas suas evoluções. E isso tudo desempenado com a formosura absurda do figurino, que ajuda e ainda dá mais qualidade a coreografia.
Muito inteligente trazer as duas formas do Cordel no espetáculo, o Popular para os destaques e teatro e o “Moderno” para o restante da quadrilha.
O texto do espetáculo é um primor, a atuação dos personagens impecável e a forma com que os textos e o teatro foi distribuída no espetáculo é uma verdadeira lição.
Falar do par de noivos é muito multíplice, porque eles são o somatório de tudo que é bom de ver num par no São João, entrega totalidade e desprendimento integral da vaidade, e isso reflete no casório, que sem dúvidas é um dos melhores do ano.
O marcador dispensa comentários, ele consegue executar tantas funções ao mesmo tempo, com tanta qualidade e esmero.
A Rainha veio e firmou seu lugar. Linda, simpática, contente. Penso até que seu solo poderia ter menos giros, enfim seu solo brilha mesmo quando ela está dançando com o Rei, sorrindo, linda, muito de frente pros jurados.
É muito difícil descobrir um tanto que precisaria ser ajustado no espetáculo da Lumiar, talvez colocar em projecto basta o cenário lá detrás, daria mais visibilidade ao teatro.
O Consórcio de Curió é uma celebração impecável, uma lição de cultura popular e uma sarau para nós, amantes de São João.