Luar do São João – PI – (A Devota que virou Santa).

A junina apresenta um espetáculo biográfico sobre a primeira Santa do Brasil, Santa Dulce dos Pobres.

O espetáculo começa com uma procissão a Santo Antônio, ao qual a Santa era devota, entre a trezena e a quermesse, acontece o batismo de Maria Rita (Santa Dulce) e a morte de sua mãe. A junina termina o ato já com Irma Dulce no convento, não expõe momentos da puerícia, da família, do paixão pelo futebol e não explica que o nome Dulce é uma homenagem a sua mãe.

É uma ingressão interessante, respeitosa e honrosa. Poderia ser mais possante e feliz.

Em seguida a junina mostra as ações de filantropia da Mana Dulce, entrando no arraial com sua famosa Kombi, ela acolhe junto ao porvir parelha de noivos alguns necessitados.

O cangaço surge no espetáculo, fazendo uma alusao ao incidente em que a Mana Dulce atendeu um cangaceiro de Lampiao num presídio. É uma ótima coreografia, muito executada, limpa e um ótimo figurino.

Coreograficamente a junina é magnífico, os desenhos coreográficos são lindos, alinhamento impecável e muito limpa. No entanto, a ritmo das músicas está muito lenta, a junina basicamente anda no arraial.

Não há uma história direcionada aos noivos. O enlace é rápido, e o solo deles é muito bonito ao som da sanfona tocada por mana Dulce.

O momento da Rainha é muito bonito e muito possante. Ela evolui muito muito, trás o público pra o arraial e consegue colocar a junina num momento de maior força.

O marcador precisa ter uma sintonia com o regional e colocar suas falas nos momentos chaves. Falar o tempo inteiro não é ideal.

Importante primar que a forma com a que junina expõe, leva a entender que foi o Papa João Paulo II que canonizou Santa Dulce, no entanto foi Papa Francisco, cabe ao marcador direcionar essa fala.

A junina peca ao deixar de fora os milagres que levaram Mana Dulce a santidade ou o roupa dela dormir sentada por mais de 30 anos em seguida uma promessa para que sua mana (que mansão no espetáculo) não morrese por complicação no parto.

O final do espetáculo é muito emotivo e possante, ao som de A Bahia Canta sua Santa, despidos do figurino luxuoso a junina se torna filhos de Santa Dulce. Sensacional.



criado por jurado junino

15 thoughts on “Luar do São João – PI – (A Devota que virou Santa). A junina apresenta um espet…

  1. Boas colocações 👏👏 ✨ e, considerando a diversidade das opiniões a respeito do trabalho desenvolvido nesse ano, o que eu vejo como normal pq “prego que se destaca, leva martelada”, é muito bom também registrar a influência que a quadrilha @luardosaojoao está tendo, com os seus trabalhos grandiosos, para que o Piauí dê um enorme salto e deixe de ser o estado no qual a maioria levantava do arraia pra lanchar, bater um papo… e passe a ser um dos espetáculos mais esperados do mundo junino, ano após ano, sustentando a peteca! 👏😍

  2. É impressionante como sempre querem ” comparar ” luar do são de 2022 fez a sua história e conquistou seu espaço com seu contagiante espetáculo do cuscuz , é assim com tudo e todos, evoluir é crescer , mudar .. Luar do são João de 2023 é calmaria , é paz , amor e FÉ , falar sobre religião é desafiador , porque politicamente nunca vamos atingir o alvo sempre positivo , mas isso é a missão .. transmitir que com amor se faz .. com amor se dança ( correndo ou andando ) viva santa Dulce , viva a @luardosaojoao 😍🙌❤️

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *