
#image_title
Luar do Sertão – AL – (Ubuntu, eu sou porque nós somos).
Clamando por paridade, reverência e empatia a junina apresenta um espetáculo fundamentado na filosofia africana Ubuntu.
A junina inicia o espetáculo com um teatro muito imprescindível, um enredo simples, já bastante utilizado no São João. Com um espetáculo falando de uma filosofia tão possante, poderia iniciar o espetáculo mais africanizado e depois trazê-lo pro contexto junino e atual.
Quando a junina entra de veste no arraial, entra extremamente enxurrada de vigor e com muita intensidade. Labareda o público pro espetáculo.
Novamente há uma mediação do teatro, e a junina volta a dançar, coreograficamente muito boa, boas evoluções, bons desenhos, no entanto o alinhamento e alguns erros coreográficos são muito visíveis.
O momento da Rainha é o mais conectado com o tema, talvez se ele viesse no início do espetáculo, a temática seria melhor desenvolvida. Penso que o figurino dela deveria ser menos junino e ser um figurino de realeza africana, uma vez que de veste ela é.
Os noivos são muito bons, conectados, joviais e festivos. O nubente é uma grata e feliz surpresa, terá um grande porvir no São João. O tálamo é muito interessante, mas uma vez que mencionei antes, uma Rainha Africana entra no meio do espetáculo, descontextualizada no enredo e já se torna a celebrante do tálamo da filha do prefeito. Tudo muito enrolado.
É muito interessante ver a atuação do marcador, uma particularidade muito pessoal, própria é única. Acredito ser o marcador mais vetusto em atuação no São João. Uma grande voz.
Ubuntu é um espetáculo que poderia ter muita força, muito mais contexto histórico, mais África, mais filosofia, a escolha da junina em permanecer na superficialidade do tema não é um erro, no entanto, sendo Luar do Sertão, a gente sempre espera um grandioso espetáculo.
Por termo, que a mensagem final fique para o São João, para mim, para você, para nós, para todos.
Ubuntu, eu sou porque nós somos.
Luar é show❤️
👏👏👏👏
👏👏
Coerente e sensata👏👏👏👏
👏👏
👏👏👏❤️
Arrasou muito! 👏👏
❤️❤️❤️❤️❤️❤️
❤️
👏
❤️👏👏
A sensatez a qual foi pontuada cada alínea do enredo é icônica. O Ubuntu pode ser empregado em qualquer tipo de situação, todavia, em meio ao período que o projeto e a proposta foram apresentados, o mundo junino tinha anseio por algo surreal e marcante, que fizesse jus à força e à história de uma junina tão grandiosa quanto à luar do sertão. Apesar de limpo, o Ubuntu se propagou num ato linear bem coreografado. Contudo, parabéns @luardosertao_al por se manter viva e vibrante ao longo de seus quase 40 anos.
👏👏👏👏👏👏
👏👏👏👏👏👏❤️
👏👏👏