#image_title
O Brasil inteiro sabe: Fortaleza é referência pátrio no São João, com tapume de 100 quadrilhas juninas que movimentam cultura, economia e tradição.
Mas existe um contraste doloroso:
A 11ª cidade mais rica do país, com mais de 300 km² de superfície, 2,5 milhões de habitantes e 0 (ZERO) espaços públicos destinados às quadrilhas.
Sim. Zero.
A cada ano, os grupos enfrentam uma verdadeira guerra para encontrar locais disponíveis para realizar seus eventos, que fazem secção do calendário cultural do município, do estado e do Brasil.
Os ginásios administrados pela Secretaria de Esporte e Lazer recebem atividades esportivas, religiosas e políticas. Mas quando o tópico é São João, a sensação é de que não há espaço, de que áreas nobres não podem receber quadrilhas juninas.
Será que incomoda?
Para piorar, um dos poucos locais geralmente utilizados pelos grupos ficará indisponível nos primeiros meses de 2026, gerando remanejamentos urgentes.
E esses remanejamentos custam custoso.
Muito custoso.
O dispêndio atual para realizar um evento junino em Fortaleza varia de R$ 10 milénio a R$ 35 milénio e para 2026 esse valor deve aumentar ainda mais devido à falta de estrutura pública adequada.
Fazer cultura em Fortaleza custa custoso.
E não há suporte proporcional à grandiosidade e representatividade que a capital tem dentro do movimento junino brasílico.
Nascente post é, sim, um apelo.
Precisamos de atenção.
Precisamos de zelo.
Precisamos de base real.
E estamos confiantes de que, com o envolvimento da sociedade, da gestão pública e de todos que entendem a força dessa tradição, poderemos erigir soluções dignas para o São João que Fortaleza merece.
#Conexao #AImprensaJuninaDoBrasil #MostrandoOSaoJoaoComoEleE


👏👏👏👏👏👏👏
@helena.barbossa nossa super secretária, contamos com sua excelência nessa pauta. 🤝
Só não entendi , A Rainha Acordou
Pois é, né!!!
É inadmissível em uma cidade como Fortaleza, onde temos várias das maiores quadrilhas do Brasil, passarmos por isso. Esses eventos que nós fazemos tem objetivo de proporcionar ao público lugar adequado para assistir os espetáculos montados com tantos sacrifícios e amor, porém muitas vezes, diante da burocracia e dos valores cobrados pelos espaços públicos, isso se torna inviável. O movimento junino movimenta uma economia criativa imensurável na nossa capital e isso precisa ser entendido por parte do poder público. Essas taxas cobradas pela prefeitura quando cedem os ginásios, como quadro móvel e contrapartida, por exemplo, ultrapassam dois mil reais,que para nós quadrilheiros é muito dinheiro, já para a prefeitura é um valor irrisório, poderiam isentar essas taxas. Precisamos de mais incentivos e não de bloqueios ou dificuldades impostas. As quadrilhas têm suas rivalidades dentro de quadra, mas em um momento como esse, precisam se unir e cobrar respeito e soluções. JUNTOS SOMOS MAIS FORTES. Que Deus continue abençoando todos os quadrilheiros do Brasil.
Tenho trabalhado nisso e conforme inclusive já saiu nos jornais o meu projeto para a prefeitura criar o espaço apropriado para as quadrilhas essa foi uma das pautas que coloquei como critério quando eu fechei a parceria com o prefeito @evandroleitao . Vamos conseguir! Tudo será uma questão de tempo!
Há políticos que estão eleitos sob o pretexto dessa pauta e inclusive apoiado arduamente por grupos juninos e pessoas ligadas à cultura junina, além do que, as quadrilhas possuem representação coletiva através das federações, penso eu que a luta coletiva é o caminho para o diálogo em 2026, mas se puxarem a discussão pra depois vira palanque. O momento é esse onde a LOA ainda não foi votada, é hora da pressão popular, é hora de se unir. Deixar a disputa pra quadra.
No interior do estado tbm é assim.
Post necessário demais! É surreal que, na maior capital do Nordeste e referência no movimento junino para o PAÍS, ainda não existam espaços públicos disponíveis para que os grupos realizem seus eventos.
A cultura movimenta a cidade, gera impacto social, forma pessoas e precisa ser tratada com prioridade real.
Que esse alerta ecoe e que a cidade avance para garantir o mínimo: estrutura digna para quem mantém vivo o nosso São João o ano inteiro.
Vamos lá? @evandroleitao @helena.barbossa
Maceió tá do mesmo jeito, nem pra ensaios, nem para concurso!!! ABSURDO!
Conexão:
👏👏👏👏👏👏👏👏👏….Quadrilheiros ,também tem que acordar assistir tudo e achar que isso normal..como o Robertinho colocou “Juntos Somos Mais Fortes.”
Atenção quadrilheiros..
Tá na hora de cobrar do vereador que representa o movimento que hoje e secretário da regional 2 mais apoio pro movimento a final grande maioria dos seus votos foram do movimento acorda Márcio Martins faça alguma coisa pelo movimento junino.
@helena.barbosocsa, ouça o apelo das juninas, dêem um lucal apropriado para as quadrilhas. Estive como turista tentando ver um espetáculo e não como pq não tinha arquibancada. Saí chateada. O turista agradece e volta.
É inadmissível que uma capital como Fortaleza ainda não possua um quadrilhódromo, especialmente considerando que grande parte das quadrilhas do interior se apresenta aqui. As quadrilhas juninas já foram reconhecidas como Patrimônio Imaterial de Fortaleza, mas, além do título, é fundamental compreendermos e agirmos, para garantir a preservação e o fortalecimento desse patrimônio tão vivo e significativo para nossa cultura.
@evandroleitao @prefeituradefortaleza @elmanofreitas @governodoceara